ESCOLA DE ENGENHARIA DE UBERLÂNDIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS
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Resumo
Investiga-se como certas contingências influenciam na gênese da Escola de Engenharia de
Uberlândia, passando pela infraestrutura e pelas representações sociais. Apresenta as primeiras
faculdades, dentre elas, a Escola de Engenharia, que irá diferenciar-se das outras por ser a primeira
Escola Federal criada em Uberlândia (1961). No tocante às fontes, tem-se os documentos específicos
da Escola de Engenharia, bibliografias referentes à História das Instituições Educacionais em
Uberlândia, História da Educação Brasileira, História Cultural em Roger Chartier. O suporte teóricometodológico
permite inferir que sua gênese pertence a um momento particular da História do Brasil
a industrialização e o crescimento urbano, incrementados pela política desenvolvimentista de
JuscelinoKubitschek e por anseios de jovens que buscam formação adêmica.
Uberlândia, passando pela infraestrutura e pelas representações sociais. Apresenta as primeiras
faculdades, dentre elas, a Escola de Engenharia, que irá diferenciar-se das outras por ser a primeira
Escola Federal criada em Uberlândia (1961). No tocante às fontes, tem-se os documentos específicos
da Escola de Engenharia, bibliografias referentes à História das Instituições Educacionais em
Uberlândia, História da Educação Brasileira, História Cultural em Roger Chartier. O suporte teóricometodológico
permite inferir que sua gênese pertence a um momento particular da História do Brasil
a industrialização e o crescimento urbano, incrementados pela política desenvolvimentista de
JuscelinoKubitschek e por anseios de jovens que buscam formação adêmica.
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Como Citar
Araújo, L. M. V., & Gatti Júnior, D. (2008). ESCOLA DE ENGENHARIA DE UBERLÂNDIA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS HISTÓRICAS. Cadernos De História Da Educação, 3. Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/372
Edição
Seção
Dossiê: História das instituições escolares
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).