AS SINGULARIDADES DO GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE (UBERABINHA - MG, 1915-1929)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Trata-se de um estudo que objetiva investigar as especificidades do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, no período compreendido entre 1915 a 1929, num primeiro momento. Em seguida analisaremos as relações desta instituição de ensino com a propagação do ideário republicano na Uberabinha de outrora, pois a criação de uma escola mais racionalizada e padronizada atendia às necessidades de um projeto de integração social e política julgado fundamental para a consolidação da República. Por isso, a escola primária era concebida como fator de ordem e moralização pública e a democratização e a renovação do ensino consideradas condições imprescindíveis para a consecução do imaginário republicano de progresso e reforma social. Portanto, objetivou realizar um estudo que focalizasse a criação do Grupo Escolar Júlio Bueno Brandão, como também a sua importância enquanto canal de propagação do ideário republicano nas primeiras décadas do século XX.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Dossiê: História das Instituições Escolares I
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
AS SINGULARIDADES DO GRUPO ESCOLAR JÚLIO BUENO BRANDÃO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA MODERNIDADE (UBERABINHA - MG, 1915-1929). (2008). Cadernos De História Da Educação, 2. https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/340