O ENSINO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DE PROFESSORES E ALUNOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo foi escrito a partir da análise de programas da disciplina, entrevistas com professores e aplicação de questionário com alunas. Aborda questões referentes ao ensino de História da Educação e as contribuições deste para a formação do pedagogo, pensadas a partir dos contributos de Jörn Rüsen para o conceito de consciência histórica. Um importante movimento de renovação metodológica e conceitual vem ocorrendo nas últimas décadas no campo da pesquisa e do ensino de História da Educação e a aproximação e identificação da História da Educação com os processos cognitivos que estão em curso no campo da História. Nesse sentido, a preocupação em investigar a relação entre os conhecimentos adquiridos sobre a História da Educação e o pensar historicamente é um desafio recente, pois são poucas produções científicas acerca do ensino de História da Educação e menos ainda sobre como se aprende essa história.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Cadernos de História da Educação, volume, nº, páginas).
Como Citar
Nogueira, M., & Oliveira, S. R. F. de. (2013). O ENSINO DE HISTÓRIA DE EDUCAÇÃO NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA: REFLEXÕES A PARTIR DAS VOZES DE PROFESSORES E ALUNOS. Cadernos De História Da Educação, 11(2). https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/21713