Música popular, memória e história em Alexina de Magalhães Pinto
DOI:
https://doi.org/10.14393/cdhis.v24i2.13207Palavras-chave:
Brasil República, Cultura Popular, Música PopularResumo
Em um contexto histórico genericamente chamado de Belle Époque (1870-1920) os estudos folclóricos no Brasil floresceram em meio a um ambiente cultural marcado pela preocupação em dotar o país de uma cultural nacional, na qual incluía-se a música, e pela associação da cultura popular folclórica como instrumento básico a ser usado pelos chamados "homens de letras" nessa missão. Analisando o trabalho da folclorista mineira Alexina de Magalhães Pinto (1870-1921) com as cantigas infantis populares, publicadas em 1916 em seu livro Cantigas das Crianças e do Povo e Danças populares, podemos perceber de que forma suas intervenções nesse material nos ajudam a entender como as canções que preservou serviram para a construção de uma memória acerca do que deveria ser a fonte da verdadeira música nacional.Downloads
Publicado
08-03-2012
Edição
Seção
Dossiê: Cultura e Política no Brasil República: entre práticas e representações
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Música popular, memória e história em Alexina de Magalhães Pinto. (2012). Cadernos De Pesquisa Do CDHIS, 24(2). https://doi.org/10.14393/cdhis.v24i2.13207