MÉTODOS PARA A ESTIMATIVA DA MASSA DE FORRAGEM EM DOSSÉIS DE CAPIM-MARANDU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/VTN-v29n1-2023-62024

Resumo

Este estudo comparou três métodos para a estimativa das massas de forragem e dos seus componentes morfológicos em dosséis de Urochloa brizantha cv. Marandu (capim-marandu). Dois experimentos foram realizados, sendo o primeiro simulando o diferimento e o segundo, a lotação contínua. No primeiro experimento, foram avaliados três métodos para estimativa de massa de forragem (métodos do quadrado, da linha e do perfilho) em dosséis diferidos com três alturas iniciais (15, 30 e 45 cm). No segundo experimento, foram avaliados dois métodos para estimativa de massa de forragem (métodos do quadrado e do perfilho) em dosséis com três alturas médias (15, 30 e 45 cm) no verão. Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram as alturas dos dosséis e as subparcela, os métodos de estimativa da massa de forragem. Em geral, os dosséis mais altos apresentam maior massa de forragem. O método do perfilho resultou em massas de forragem total e de forragem senescente inferiores ao demais métodos. O método do perfilho subestima as massas de forragem total e de forragem senescente. Para estimar as massas de forragem total e de forragem senescente do pasto, os métodos do quadrado e da linha são adequados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kalita Michelle Alves, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Participou do Grupo de Estudos de Bem Estar Animal (BEA) e Grupo de Estudos de Forragicultura (GEPFOR). Participou como voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIVIC/FAPEMIG/UFU de março de 2015 a fevereiro de 2016, também como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/UFU de fevereiro de 2016 a junho de 2017. Mestranda na Universidade Federal de Goiás em Nutrição e Produção de Ruminantes. Atualmente atuando em empresa privada com recria e terminação de bovinos de corte.

Gabriel de Oliveira Rocha, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação (2012) pela Universidade Federal de Viçosa em Zootecnia, mestrado (2018) pela Universidade Federal de Uberlândia em Medicina Ciências Veterinárias com Área de concentração em Produção Animal. Atualmente é doutorando (2018 - Atual) pela Universidade Federal de Uberlândia na Área de Produção animal. Tem conhecimento sobre manejo de pastagens, atuando nas seguintes áreas: adubação, manejo do pastejo, diferimento do uso da pastagem, comportamento animal em pastejo, estrutura do pasto, ecofisiologia vegetal. Desenvolve pesquisa de tese sobre comportamento do pastejo e desempenho de ovinos em pasto diferidos com diferentes estratégias de rebaixamento, além da produção, estrutura e variabilidade horizontal do pasto durante o experimento.

Dallety Haloma Alves Miler de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduanda em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia. Estagiária Laboratório de Bromatologia e Nutrição Animal (LABAN), pertencente à Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia (FAMEV/UFU), interesse acadêmico voltado para análises físico-químicas dos alimentos, nutrição animal, pastagem e forragicultura.  

Douglas Gonçalves Felisbino, Universidade Federal de Uberlândia

Douglas Gonçalves Felisbino graduando do curso de Zootecnia e estagiário no grupo de estudos de forragem (GEPFOR) pela Universidade Federal de Uberlândia. Seu atual experimento está em desenvolvimento é tem em foco análise comparativa entre três tipos de forrageiras submetidas a técnica de diferimento de pastagem.

Lucas Dias de Moraes, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Zootecnia pela Universidade Federal de Uberlândia. Estagiário com projeto de iniciação cientifica (PIBIC) pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Forragicultura (GEPFOR-UFU). Interesses acadêmicos em manejo de pastagens, nutrição animal e consultoria pecuária.

Downloads

Publicado

2023-03-08

Como Citar

Michelle Alves, Kalita, Gabriel de Oliveira Rocha, Dallety Haloma Alves Miler de Oliveira, Douglas Gonçalves Felisbino, Lucas Dias de Moraes, e Manoel Eduardo Rozalino Santos. 2023. “MÉTODOS PARA A ESTIMATIVA DA MASSA DE FORRAGEM EM DOSSÉIS DE CAPIM-MARANDU”. Veterinária Notícias - Veterinary News 29 (1). Uberlândia, Brazil. https://doi.org/10.14393/VTN-v29n1-2023-62024.