ESTRATÉGIAS PARA MITIGAR A PRODUÇÃO DE METANO ENTÉRICO

Autores

  • Vinicius da Silva Oliveira Doutorando do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Bahia. (Bolsista FAPESB)
  • José Adelson Santana Neto Doutorando do programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Paraíba.
  • Roberta de Lima Valença Doutoranda do programa de Pós-graduação em Zootecnia da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Unesp/Jaboticabal- SP.
  • Ana Caroline Pinho dos Santos Doutoranda do programa de Pós-graduação em zootecnia da Universidade Federal da Bahia.

Palavras-chave:

Aquecimento Global, Dieta, Fermentação, Gás

Resumo

Dentre as atividades antrópicas a pecuária é apontada como uma das maiores responsáveis pelo aquecimento global. Visto que, os ruminantes são grandes produtores de metano, que é um dos principais gases do efeito estufa, sendo o que mais retém calor na atmosfera terrestre. A metanogênese ruminal ocorre por conta das condições fermentativas do ambiente ruminal, e sua produção além de causar impactos ambientais, também significa redução da eficiência energética da dieta, afetando diretamente a produtividade animal. O metano produzido pelos ruminantes é uma das poucas fontes desse gás passível de ser manipulada pelo homem. Por essa razão, várias pesquisas têm sido conduzidas na tentativa de reduzir a emissão de metano pelos animais ruminantes. Na tentativa de reduzir a metanogênese entérica, várias técnicas foram desenvolvidas, desde utilização de fármacos (ionóforos), como manipulação da dieta, incluindo carboidratos solúveis, forragem com maior digestibilidade e/ou com taninos e saponinas (fatores antinutricionais que manipulam a fermentação ruminal) e fontes de óleo. No entanto, cada técnica utilizada com a finalidade de reduzir a produção de metano ruminal, tem pontos pró e contra, que podem afetar negativamente a produção animal e até mesmo causar danos à saúde dos animais. Portanto, é necessário que se tomem cuidados quando se resolver adotar alguma das técnicas que visam mitigar a produção de metano entérico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Oliveira, Doutorando do programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Federal da Bahia. (Bolsista FAPESB)

Graduado em Zootecnia pela Universidade Federal de Sergipe, com Mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Sergipe e Doutorando em Zootecnia pela Universidade Federal da Bahia. Atua na área de produção e nutrição de ruminantes, bem como em forragicultura.

Downloads

Publicado

2017-06-20

Como Citar

Oliveira, Vinicius da Silva, José Adelson Santana Neto, Roberta de Lima Valença, e Ana Caroline Pinho dos Santos. 2017. “ESTRATÉGIAS PARA MITIGAR A PRODUÇÃO DE METANO ENTÉRICO”. Veterinária Notícias - Veterinary News 23 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/32380.