OCORRÊNCIA E LOCALIZAÇÃO DE CISTICERCOSE EM BOVINOS ABATIDOS SOB INSPEÇÃO MUNICIPAL NA CIDADE DE CAMPINA VERDE, MINAS GERAIS - COMUNICAÇÃO

Autores

  • Leticia Souza Silva Carvalho Mestranda do Programa de Pos graduação em Ciencias Veterinárias -UFU
  • Camila Alves Machado Mestranda do Programa de Pos graduação em Ciencias Veterinárias -UFU

Palavras-chave:

condenação post-mortem, inspeção municipal, Cysticercus bovis.

Resumo

Objetivou-se com esta pesquisa determinar a ocorrência e localização de cisticercose em bovinos abatidos sob inspeção municipal no Município de Campina Verde, Minas Gerais. Dos 280 bovinos abatidos, 7,14% apresentaram cisticerco, sendo o fígado o local de maior ocorrência (75%), seguido do coração (15%), língua (5%) e masseter (5%). Apesar de não ser considerado sítio de eleição do parasito, ficou evidente a necessidade de se inspecionar este órgão mais atentamente com vistas à pesquisa de cisticercose, uma vez que, no período avaliado, esta foi a principal causa de condenação de fígados no município de Campina Verde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-01-11

Como Citar

Souza Silva Carvalho, Leticia, e Camila Alves Machado. 2013. “OCORRÊNCIA E LOCALIZAÇÃO DE CISTICERCOSE EM BOVINOS ABATIDOS SOB INSPEÇÃO MUNICIPAL NA CIDADE DE CAMPINA VERDE, MINAS GERAIS - COMUNICAÇÃO”. Veterinária Notícias - Veterinary News 17 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18977.