EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM FONTES DISTINTAS DE CROMO SOBRE O DESEMPENHO DE NOVILHOS SUBMETIDOS AO SISTEMA INTENSIVO DE PASTEJO NO CERRADO

Autores

  • BIZINOTO, A. L. FAZU
  • BENEDETTI, E. FAMEV - UFU
  • FAVERO, B. de F. FAZU
  • SILVA J G.D. FAZU
  • BORGES, L.F. do C. FAZU

Palavras-chave:

Ambiente, estresse térmico, ganho em peso, ingestão de alimento, minerais orgânicos, novilho

Resumo

Com o objetivo de avaliar e comparar o ganho em peso de novilhos Bos taurus indicus (Nelore) e mestiços Bos taurus taurus (mestiços holandês) em pastejo intensivo, durante as estações seca e chuvosa, com oferta ou não de cromo orgânico (CrO), 20 bovinos de cada grupo racial foram distribuídos equitativamente nos tratamentos T1 (suplementação mineral com fonte inorgânica de cromo - CrI) e T2 (suplementação mineral com fonte orgânica de cromo). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em esquema fatorial 2x2, com a análise dos dados feita pelo teste de Student-Newman-Keuls (5%). As pesagens dos animais ocorreram a cada 28 dias. O CrO possibilitou ganho médio diário de 0,096 kg maior entre os animais da raça Nelore na estação seca (p< 0,05), fato que se inverteu na estação chuvosa entre os mestiços holandês suplementados com CrI, os quais apresentaram ganhos médios superiores (0,125 kg/dia, p< 0,05). O desafio alimentar mostrou ser tão limitante quanto o climático, na estação seca, fato este provavelmente eliminado na estação chuvosa devido ao melhor valor nutricional das forrageiras e ao hábito seletivo dos bovinos no ato do pastejo. Conclui-se que suplementos balanceados com Cr O possibilitam melhores produções aos bovinos nelores na estação seca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-12

Como Citar

A. L., BIZINOTO, BENEDETTI, E., FAVERO, B. de F., SILVA J G.D., e BORGES, L.F. do C. 2008. “EFEITOS DA SUPLEMENTAÇÃO COM FONTES DISTINTAS DE CROMO SOBRE O DESEMPENHO DE NOVILHOS SUBMETIDOS AO SISTEMA INTENSIVO DE PASTEJO NO CERRADO”. Veterinária Notícias - Veterinary News 12 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18727.

Edição

Seção

Artigos