AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE CROMATÃ?NICA DE ESPERMATOZÓIDES DE GALOS (Gallus gallus, LINNAEUS, 1758) DE LINHAGEM PESADA EM DUAS DIFERENTES IDADES

Autores

  • SOARES, J.M. FAMEV - UFU
  • MACHADO, E.R. FAMEV - UFU
  • BELETTI, M.E. ICBIM - UFU

Palavras-chave:

Espermatozóides, compactação de cromatina, azul de toluidina, alaranjado de acridina, galo.

Resumo

As técnicas para avaliação de fertilidade em galos são pouco exploradas, sendo que na maioria das vezes, a avaliação é feita por amostragem e levando em consideração, apenas fatores morfofisiológicos, diretamente relacionados com o espermatozóide. Mas é sabido, que em outras espécies, além dos fatores morfofisiológicos existem problemas intrínsecos ao espermatozóide, como a baixa compactação da cromatina, que pode levar a problemas de fertilidade, que na maioria das vezes não são diagnosticados. O objetivo desse trabalho foi a adaptação de técnicas de avaliação da cromatina, já descritas em outras espécies, para aves de linhagem pesada (Gallus gallus, Linnaeus, 1758), correlacionando as alterações cromatínicas com as alterações morfológicas e com a fertilidade. Amostras de sêmen de galo com diferentes níveis de fertilidade foram utilizadas para testes de diferentes métodos utilizando os corantes azul de toluidina e alaranjado de acridina. As avaliações demonstraram que esfregaços de sêmen fresco de galo com posterior fixação geram artefatos que levam a alterações na forma da cabeça e na integridade da cromatina, não sendo indicados em métodos de avaliação de fertilidade. Também foi evidente que métodos utilizando o corante azul de toluidina são pouco eficientes. Apesar de todos os métodos testados apresentarem falhas metodológicas e um certo grau de subjetividade, o método que gerou melhores resultados foi a mistura de uma gota de sêmen conservado em formol salina e uma gota do alaranjado de acridina sobre lâmina de microscopia, com posterior secagem e observação em microscopia de fluorescência com filtro de excitação azul. Por este método verificou-se que alterações na compactação da cromatina de espermatozóides de galo geralmente não são acompanhadas por alterações morfológicas e que geralmente as alterações morfológicas são acompanhadas por alterações na compactação da cromatina. Galos mais velhos e com menor fertilidade apresentaram espermatozóides com alterações morfológicas em quantidade semelhante a galos jovens. Entretanto, as alterações cromatínicas foram mais numerosas nos galos mais velhos e menos férteis. Portanto, verificou-se que a avaliação das alterações de compactação da cromatina de espermatozóides é um importante fator na determinação da fertilidade de galos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-12

Como Citar

J.M., SOARES, MACHADO, E.R., e BELETTI, M.E. 2008. “AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE CROMATÃ?NICA DE ESPERMATOZÓIDES DE GALOS (Gallus Gallus, LINNAEUS, 1758) DE LINHAGEM PESADA EM DUAS DIFERENTES IDADES”. Veterinária Notícias - Veterinary News 12 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18691.

Edição

Seção

Artigos