NÃ?VEIS SÉRICOS DE ESTRADIOL EM OVELHAS DAS RAÇAS SUFFOLK E IDEAL NO FINAL DA GESTAÇÃO, DURANTE A LACTAÇÃO E APÓS O DESMAME

Autores

  • Luciana Del Rio Pinoti Ciarlini Faculdade de Odontologia
  • Lucy Marie Ribeiro Muniz FMVZ
  • Paulo César Ciarlini Faculdade de Odontologia

Palavras-chave:

ovinos, estradiol, gestação, lactação.

Resumo

Devido a escassez de literatura sobre as concentrações séricas de estradiol em ovelhas das raças Suffolk e Ideal, criadas à campo, resolveu-se estudar os níveis séricos deste esteróide e para tal utilizouse 43 ovelhas sendo 25 da raça Suffolk e 18 da raça Ideal, criadas a campo. Amostras de sangue foram colhidas semanalmente, incluindo as 4 semanas pré-parto, 6 semanas de lactação e 4 semanas pósdesmame. O estradiol foi determinado por radioimunoensaio e os resultados obtidos demonstraram que as ovelhas das 2 raças possuem valores de estradiol sérico semelhantes em todos os momentos estudados. Sendo as concentrações de estradiol sérico ao final da gestação superiores as da lactação e pós-desmame nas 2 raças estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-10

Como Citar

Del Rio Pinoti Ciarlini, Luciana, Lucy Marie Ribeiro Muniz, e Paulo César Ciarlini. 2007. “NÃ?VEIS SÉRICOS DE ESTRADIOL EM OVELHAS DAS RAÇAS SUFFOLK E IDEAL NO FINAL DA GESTAÇÃO, DURANTE A LACTAÇÃO E APÓS O DESMAME”. Veterinária Notícias - Veterinary News 11 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18641.

Edição

Seção

Artigos