ISOLAMENTO DE BACILOS ÁLCOOL-ÁCIDO RESISTENTES A PARTIR DE LESÕES EM CARCAÇAS DE BOVINOS ABATIDOS EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL

Authors

  • Vanessa Moura Reis
  • Larissa de Fátima Cardoso Duarte
  • Fernando Alzamora Filho Fernando Alzamora e Maria Bernardina M Alzamora
  • Nairléia dos Santos Silva
  • Erivelto de Oliveira Sousa
  • Joselito Nunes Costa

Keywords:

BAAR, Isolamento, Micobacteria, Tuberculose

Abstract

Mycobacterium bovis é o agente causal da tuberculose bovina, enfermidade de impacto na saúde pública e perdas econômicas na pecuária, que leva ao desenvolvimento de lesões granulomatosas. O objetivo desse estudo foi avaliar a frequência de bacilos álcool-ácido resistentes em amostras post mortem com e sem lesões sugestivas de tuberculose. Foram coletadas 92 amostras de pulmões e linfonodos da carcaça de bovinos abatidos em Feira de Santana, Bahia, condenados pela inspeção. Foi obtida uma frequência de 12% (11/92) de crescimento de colônias de coloração creme e de aspecto rugoso. A baciloscopia revelou bacilos álcool-ácido resistentes em 100% dos isolados. Este estudo revelou que o exame bacteriológico de lesões observadas durante a inspeção de bovinos abatidos nos matadouros é um importante aliado na vigilância epidemiológica da tuberculose bovina, mas provas bioquímicas ou moleculares são necessárias para o diagnóstico definitivo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2013-01-11

How to Cite

Reis, Vanessa Moura, Larissa de Fátima Cardoso Duarte, Fernando Alzamora Filho, Nairléia dos Santos Silva, Erivelto de Oliveira Sousa, and Joselito Nunes Costa. 2013. “ISOLAMENTO DE BACILOS ÁLCOOL-ÁCIDO RESISTENTES A PARTIR DE LESÕES EM CARCAÇAS DE BOVINOS ABATIDOS EM FEIRA DE SANTANA, BAHIA, BRASIL”. Veterinária Notícias 17 (1). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18989.