ASPECTOS HISTOLÓGICOS DE LARINGES DE EQÃœINOS SUBMETIDOS À ARITENOIDECTOMIA SUBTOTAL COM E SEM REMOÇÃO DO REVESTIMENTO MUCOSO

Authors

  • Beatriz Berlinck d Departamento de Medicina Veterinária - Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Armen Thomassian Departamento de Cirurgia e Anestesiologia - FMVZ - UNESP - Botucatu - SP
  • José Luís de Melo Nicoletti Departamento de Cirurgia e Anestesiologia - FMVZ - UNESP - Botucatu-SP
  • Carlos Alberto Hussni Departamento de Cirurgia e Anestesiologia - FMVZ - UNESP - Botucatu - S.P.
  • Ana Liz Garcia Alves Departamento de Cirurgia e Anestesiologia - FMVZ - UNESP - Botucatu-SP
  • Laura Maria Alvarez Figueiredo Departamento de Clínica - FMVZ - UNESP - Botucatu-SP

Keywords:

eqüinos, hemiplegia laringeana, aritenoidectomia subtotal, achados microscópicos.

Abstract

A via respiratória cranial dos eqüinos apresenta particularidades que a distinguem daquela dos outros animais domésticos, sendo principalmente a laringe o órgão responsável por estas particularidades. Esta pode ser acometida por diversas afecções, entre as quais a hemiplegia laríngea e a condrite aritenóide, as quais possuem tratamento cirúrgico. É freqüente a menção pelos autores da dificuldade de descolar-se a túnica mucosa que reveste a cartilagem aritenóide. No presente estudo foram utilizados dez eqüinos, machos, adultos, divididos em dois grupos experimentais (GI e GII) com o objetivo de avaliar os achados microscópicos das laringes submetidas à aritenoidectomia subtotal sem remoção (GI) e com a remoção do revestimento mucoso (GII). O exame histológico dos fragmentos colhidos revelou que as estruturas avaliadas estavam em processo de reparação, com formação de cartilagem do tipo hialino e infiltrado leucocitário mononuclear mais intenso nos animais do grupo GI, provavelmente porque neste grupo o material de sutura agiu como corpo estranho, uma vez que granulomas do tipo corpo estranho foram observados. Assim, sob o ponto de vista histológico, as técnicas cirúrgicas avaliadas neste trabalho não mostraram diferenças significativas e a realização da aritenoidectomia subtotal com a remoção em bloco da cartilagem e da mucosa que a reveste (GII), facilitou a técnica operatória, com resultados pós-operatórios semelhantes aos do grupo GI, sendo seu emprego recomendado.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2007-12-13

How to Cite

Berlinck d, Beatriz, Armen Thomassian, José Luís de Melo Nicoletti, Carlos Alberto Hussni, Ana Liz Garcia Alves, and Laura Maria Alvarez Figueiredo. 2007. “ASPECTOS HISTOLÓGICOS DE LARINGES DE EQÃœINOS SUBMETIDOS À ARITENOIDECTOMIA SUBTOTAL COM E SEM REMOÇÃO DO REVESTIMENTO MUCOSO”. Veterinária Notícias 11 (2). Uberlândia, Brazil. https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18653.

Issue

Section

Articles