SUPRIMENTO ARTERIAL SANGUINEO PARA A GLÂNDULA TIREÓIDE EM CAPRINOS DA RAÇA SAANEN

Autores

  • Eduardo Mauricio Mendes de Lima UnB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
  • Marcelo Ismar Silva Santana UnB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
  • Frederico Ozanam Carneiro e Silva UFU - Faculdade de Medicina Veterinária
  • Renato Souto Severino UFU - Faculdade de Medicina Veterinária
  • André Rodrigues da Cunha Barreto Vianna UnB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
  • de Menezes Tanios Nemer UnB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria

Palavras-chave:

Glândula tireóide, Saanen, Capra hircus.

Resumo

A glândula tireóide é responsável pela produção de hormônios essenciais para a regulação das atividades metabólicas na maioria dos tecidos do organismo animal. Desta forma, o presente estudo teve como objetivo estudar o suprimento arterial sanguíneo da glândula tireóide em caprinos da raça Saanen. Para tanto foram utilizados neste estudo trinta caprinos, Capra hircus, da raça Saanen, natimortos, sendo dez fêmeas e vinte machos. Os animais tiveram o seu sistema arterial marcado, sendo que para tanto, a porção torácica da aorta descendente foi canulada e preenchida em sentido cranial com uma solução aquosa, a 50%, de Neoprene Látex "450��? (Du Pont do Brasil Indústrias Químicas) corada com pigmento específico (Globo Tintas e Pigmentos S.A.). Posteriormente, os animais foram submetidos à fixação em solução aquosa, a 10%, de formol (LABSYNTH - Produtos para Laboratórios, Ltda). Diante dos achados verificou-se que o lobo direito foi suprido pelas artérias tireóideas cranial e caudal, e ainda pelas artérias cricotireoidea, laríngica caudal e carótida comum de ambos os antímeros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Mauricio Mendes de Lima, UnB - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria

Graduado em Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Mestre em Ciências Veterinárias no Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres na Universidade de São Paulo - São Paulo-SP. Atualmente é Professor Adjunto da faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Faculdade de Brasília. Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Anatomia. Atuando principalmente nos temas: Anatomia Animal; Clínica e Cirurgia Animal.

Downloads

Publicado

2011-04-20

Como Citar

Mendes de Lima, E. M., Silva Santana, M. I., Carneiro e Silva, F. O., Severino, R. S., Barreto Vianna, A. R. da C., & Tanios Nemer, . de M. (2011). SUPRIMENTO ARTERIAL SANGUINEO PARA A GLÂNDULA TIREÓIDE EM CAPRINOS DA RAÇA SAANEN. Veterinária Notícias - Vet Not, 15(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18930

Edição

Seção

Artigos