Utilização da mistura sufentanila e cloridrato de xilazina 10% para neuroleptoanalgesia a campo em equinos.

Autores

  • Venilton Siqueira José Siqueira UNIFENAS

Palavras-chave:

Equinos, Anestesia neuroléptica, Contenção farmacológica, hipnose

Resumo

Foi estudado o comportamento paramétrico, por monitorização cárdio-respiratória, de 10 equinos submetidos à contenção farmacológica com a mistura neuroleptoanalgésica de citrato de fentanila e cloridrato de xilazina 10% pela via endovenosa. Foram registrados em intervalos de tempo de cinco em cinco minutos, durante o periodo de 30 minutos as frequencias cardíaca e respiratória, temperatura retal, esfigmomanometria, pesquisas de reflexos palpebrais e anais, o tempo de latência, de decúbito compreendido entre o início e o final da hipnose. Nas doses pesquisadas, concluiu-se que não houve diferenças estatisticamente signifiantes, (p>0,05), nos parâmetros estudados, embora houvesse diferença entre o primeiro e o último tempo registrado para a pressão arterial sistólica (p<0,05)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Venilton Siqueira José Siqueira, UNIFENAS

Médico Veterinário, mestre e Doutor em Cirurgia Experimental pelo Departamento de Cirurgia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Prof. responsável pelas disciplinas de Anestesiologia, Técnica operatória e Imagenologia da Faculdade de Medicina Veterinária da UNIFENAS. Prof. convidado do departamento de Anestesiologia da Faculdade de Odontologia da UNIFAL.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Como Citar

Siqueira, V. . S. J. (2010). Utilização da mistura sufentanila e cloridrato de xilazina 10% para neuroleptoanalgesia a campo em equinos. Veterinária Notícias, 15(1). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18906

Edição

Seção

Artigos