PROLAPSO E AMPUTAÇÃO DE PÊNIS EM TIGRE D'ÁGUA DE ORELHAS VERMELHAS Trachemys scripta elegans (WIED-NEUWIED, 1839 - TESTUDINES, EMYDIDAE)

Autores

  • BRITO, F.M.M. FAMEV - UFU
  • ROSA, M.A. FAMEV - UFU
  • VIEIRA, L.G. FAMEV - UFU
  • BOSSO, A.C.S. FAMEV - UFU
  • PEREIRA, H.C. FAMEV - UFU
  • SANTOS, A.L.Q. FAMEV - UFU

Palavras-chave:

Prolapso de pênis, amputação de pênis, Trachemys scripta elegans.

Resumo

O tigre d'água de orelhas vermelhas recebeu esse nome devido ao seu colorido que inclui listras amareladas e alaranjadas em sua cabeça. É nativo do vale do rio Mississipi, nos Estados Unidos da América onde se encontra sobre pedras, troncos, vegetação ou margens de rios e lagos. Na cloaca encontrou as aberturas para o cólon, os ureteres, bexiga urinária e o trato reprodutivo. Os quelônios possuem um único pênis, o qual é evertido durante a cópula e as etiologias de prolapsos penianos são múltiplas, como infestações parasitárias, bacterianas ou micóticas dos tecidos superficiais da cloaca, pênis ou estruturas glandulares; constipação ou obstipação, separação forçada durante a copulação e defeitos neurogênicos no aparelho retrator ou músculos do esfíncter cloacal. Foi encaminhado ao LAPAS um exemplar deTrachemys scripta elegans,com peso de 250 gramas, que apresentou pênis prolapsado, edemaciados com regiões de necrose e miíase, impossibilitando a redução do mesmo. O pré-operatório consistiu de antissepsia com polvidine® degermante tópico e aplicação de enrofloxacina 2,5%, 5mg/kg intramuscular. O anestésico utilizado foi zoletil® 10mg/kg intramuscular, aplicado também na musculatura do membro torácicos. A técnica cirúrgica consistiu em hemostasia com ligadura proximal da base do pênis, com pontos simples separados com fio Nylon 3-0 e excérese da parte lesada. Todo procedimento durou aproximadamente 30 minutos. O pós-operatório foi feito com curativos diários e aplicação de amoxicilina 100 mg/kg intramuscular a cada 48 horas durante 10 dias. Após o 12º dia, os pontos de pele foram retirados e foi feita uma nova avaliação do animal onde se constatou sua total recuperação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-02-12

Como Citar

F.M.M., B., M.A., R., L.G., V., A.C.S., B., H.C., P., & A.L.Q., S. (2008). PROLAPSO E AMPUTAÇÃO DE PÊNIS EM TIGRE D’ÁGUA DE ORELHAS VERMELHAS Trachemys scripta elegans (WIED-NEUWIED, 1839 - TESTUDINES, EMYDIDAE). Veterinária Notícias - Vet Not, 12(2). Recuperado de https://seer.ufu.br/index.php/vetnot/article/view/18786

Edição

Seção

Artigos