A JUDICIALIZAÇÃODA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19:

Uma análise acerca da obtenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

Autores/as

Palabras clave:

Direito à Saude, Judicialização, Covid 19

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar a atuação do Poder Judiciário para garantir o acesso aos leitos de UTI durante a pandemia de COVID-19visandoà efetivação do direito à saúde. Em suma, o trabalho pretende realizar o resgate histórico do direito à saúde no Brasil, que ensejou a disposição como direito socialna Constituição Federal de 1988, sendo direito de toda a população e dever do Estado, bem como objetiva-se a análiseda judicialização da saúde no Brasil. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, serárealizado um estudo das decisões do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul durante o período da pandemia de COVID-19, acerca das demandas que versavam sobre a obtenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva para pacientes acometidos pela doença, a fim de identificar até que ponto o judiciário conseguiu garantir, ou não o direito à saúde.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aline Andrighetto, UNISINOS

Doutoranda em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos- Unisinos. Pesquisadora. Membro do Núcleo de Pesquisa em Direitos Humanos da Unisinos. Mestre em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Bacharel em Direito e pós-graduada em Direito Ambiental pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Atualmente é professora e membro do Comitê de Educação para os Direitos Humanos no Centro Universitário Cenecista de Osório - UNICNEC.

Denisi Senti Silva , UNICNEC - Osório

Bacharel em Direito pela UNICNEC- Osório.  

Publicado

2024-01-06

Cómo citar

Andrighetto, A., & Senti Silva , D. (2024). A JUDICIALIZAÇÃODA SAÚDE DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: : Uma análise acerca da obtenção de leitos de Unidade de Terapia Intensiva no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul . Revista De La Facultad De Derecho De La Universidad Federal De Uberlândia, 51(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/revistafadir/article/view/68314