Distribuição Espacial e Setorial dos Trabalhadores Desligados da Indústria Mineira, Retornados ao Mercado de Trabalho (1990-2001)
Resumo
Resumo: O artigo objetiva mapear a distribuição espacial e setorial dos trabalhadores formais empregados ou desligados da Indústria do Estado de Minas Gerais, no período 1990-2001. Procurar-se-á identificar a origem geográfica dos trabalhadores, bem como o destino setorial e geográfico dos desligados que retornaram ao mercado formal de trabalho (trabalhadores retornados) nos anos seguintes ao desligamento. Busca-se verificar se a economia mineira, através de seus setores produtivos, consegue absorver o volume de desligados no ano de 1990, pela via formal, ou se Minas Gerais perde grande parte destes desligados para outros estados. Os resultados podem mostrar as regiões com maior dinamismo no que se refere à absorção de retornados, bem como se este retorno ao trabalho formal representa, se considerada a remuneração média, uma trajetória de sucesso ou de precarização salarial. Palavras-chave: trabalhador industrial; indústria mineira; trabalho formal. Códigos JEL: J6; J60 Key-words: industrial workers; industry of Minas Gerais; formal work. JEL Codes: J6; J60Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-15
Como Citar
FERREIRA, E. W.; JÚNIOR, L. B.; BORGES, M. M. de C. Distribuição Espacial e Setorial dos Trabalhadores Desligados da Indústria Mineira, Retornados ao Mercado de Trabalho (1990-2001). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 19, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1532. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.