Imperialismo e internacionalização dos mercados Latino-Americanos nos anos 1950
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v30n1a2015-1Resumen
Tendo como destaque o debate clássico sobre o imperialismo, o objetivo do artigo é mostrar a particularidade da internacionalização do mercado interno latino-americano após a Segunda Guerra, em especial o caso brasileiro, por meio do investimento direto estrangeiro (IDE). Para tanto, analisaremos a especificidade imperialista das empresas multinacionais nos anos 50 do século XX e os motivos de seu deslocamento para a América Latina. Em seguida, abordaremos as condições concretas de internacionalização produtiva e os condicionantes internos que levaram a um aprofundamento da dependência externa e do subdesenvolvimento na região.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.