The rise of the new american middle class: the social structure transformations under the monopoly capitalism
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37n1a2022-52000Abstract
O artigo descreve, conforme as premissas teóricas de Wright Mills desenvolvidas na obra “A Nova Classe Média – White Collar”, o surgimento da “nova classe média americana”. Optou-se, metodologicamente, pela divisão do artigo em quatro partes: a introdução, que contextualiza o objeto de estudo: a segunda parte, com considerações sobre os marcos teóricos utilizados para caracterizar a “nova classe média; na terceira parte, a descrição do surgimento da nova classe média e os processos econômicos que deram origem a esse segmento social; na quarta parte, discute-se a natureza do trabalho realizado pela nova classe média. Concluiu-se que: os desdobramentos socioeconômicos da segunda revolução industrial, a centralização da propriedade e a concentração do capital minaram as bases da antiga classe média americana, formada por pequenos comerciais e pequenos produtores rurais. No seu lugar, a grande empresa moderna e a expansão setor terciário criaram as bases para o surgimento da nova classe média, segmento social descrito por Mills como os “colarinhos brancos”.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.