Uma avaliação econométrica da trajetória do pass-through da taxa de câmbio e das pressões de demanda e oferta sobre a inflação no período 1999-2017
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-43180Abstract
O trabalho analisa o desempenho econométrico de estimativas utilizadas na avaliação do pass-through cambial, além dos choques de demanda e oferta sobre a inflação. A metodologia empregada avaliou em que medida os coeficientes estimados, e cada respectivo p-valor, apresentaram mudanças entre 1999 a 2017. Os resultados apontaram para uma mudança na trajetória dos coeficientes estimados, tal que o pass-through cambial reduziu seu impacto sobre o IPA e o IPCA a partir de 2009. Tais resultados foram corroborados por análises impulso-resposta e sugerem que, após 2009, o IPCA e o IPA tornaram-se suscetíveis às variações do hiato do produto e das commodities.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.