Uma avaliação econométrica da trajetória do pass-through da taxa de câmbio e das pressões de demanda e oferta sobre a inflação no período 1999-2017
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-43180Resumo
O trabalho analisa o desempenho econométrico de estimativas utilizadas na avaliação do pass-through cambial, além dos choques de demanda e oferta sobre a inflação. A metodologia empregada avaliou em que medida os coeficientes estimados, e cada respectivo p-valor, apresentaram mudanças entre 1999 a 2017. Os resultados apontaram para uma mudança na trajetória dos coeficientes estimados, tal que o pass-through cambial reduziu seu impacto sobre o IPA e o IPCA a partir de 2009. Tais resultados foram corroborados por análises impulso-resposta e sugerem que, após 2009, o IPCA e o IPA tornaram-se suscetíveis às variações do hiato do produto e das commodities.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.