Relações intersetoriais e dinâmica do complexo lácteo de Minas Gerais no período 2005 a 2008
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-42569Abstract
O artigo teve como objetivos identificar a composição e o peso setorial do complexo lácteo de Minas Gerais, bem como a dinâmica temporal da demanda agregada utilizando as matrizes de insumo-produto de 2005 e 2008. Em um primeiro momento foi avaliada as relações setoriais para o ano de 2008 por meio de indicadores de grau de autonomia e em um segundo momento analisou-se a dinâmica dos componentes da
demanda agregada entre 2005 e 2008. Verificou-se que, em 2008, a produção do agrupamento formado pelos setores “Leite de vaca”, “Leite resfriado” e “Produtos de laticínios” apresentou um nível de autonomia no suprimento de insumos elevado para as vendas. Entre 2005 e 2008 foi observado uma mudança estrutural importante no complexo lácteo mineiro, em que a matéria-prima “Leite de vaca” é na maior parte destinada às exportações interestaduais e não para atender a demanda intermediária do próprio estado.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.