Convergência de renda e seus determinantes: uma ênfase na qualidade e na quantidade do capital humano dos municípios brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v33n1a2018-39086Abstract
Este artigo tem como objetivo analisar o efeito do capital humano – tanto quantitativo como qualitativo – no processo de crescimento da renda per capita dos municípios brasileiros nos anos 2000, testando a hipótese de convergência de renda. Para isso, além de se construir uma proxy quantitativa para o capital humano (escolaridade média do trabalhador), ponderou-a pela qualidade, média do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) longevidade com o IDH conhecimento. Na sequência, por meio da econometria espacial, testou-se os impactos da qualidade e da quantidade de capital humano no crescimento da renda per capita dos municípios brasileiros, reestimando para grupos de municípios (Norte/Nordeste versus Sul/Sudeste/Centro-Oeste). Como corolário, aqueles municípios que detinham uma renda menor no período inicial tenderam a ter um ritmo de crescimento subsequente maior, relação que se apresentou mais intensa quando se usou a qualidade como medida do capital humano. Ao mesmo tempo, a dinâmica do crescimento econômico tendeu a ser mais intensa quanto maior o estoque qualitativo e quantitativo do capital humano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.