Fluxos passados e potencial de comércio internacional do Brasil por setores, 2000 a 2011
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-38562Abstract
Este artigo teve como objetivo analisar os determinantes do comércio internacional brasileiro por grupos de produtos (básicos, semimanufaturados e manufaturados) e verificar a ocorrência do potencial de comércio de 2000 a 2011 por meio de um modelo gravitacional com painel dinâmico. Os resultados indicaram uma
relação positiva entre a renda brasileira e a renda do país importador, e dos fluxos passados de comércio sobre comércio, havendo ainda potencial de comércio a “ser explorado” nos setores de semimanufaturados e de manufaturados. Esses resultados indicam a necessidade de políticas comerciais para que os setores de manufaturados e de semimanufaturados obtenham ganhos de produtividade e de competitividade.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright on any open access article published by “Revista Economia Ensaios” is retained by the author(s). Authors grant “Revista Economia Ensaios” the right to first publish the article, and also grant any third party the right to use the article freely, in educational and non-commercial applications, so long as its integrity is kept and authors and citation details are identified.