Cotas e Desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-10

Abstract

A discussão acerca do impacto das ações afirmativas sobre o desempenho acadêmico dos alunos no ensino superior tem recebido cada vez mais atenção na literatura, principalmente quando considerados os problemas na formação básica de boa parte desses estudantes. O objetivo deste trabalho é verificar se existe diferencial de desempenho acadêmico entre os estudantes da UFBA que ingressaram nos anos 2010, 2011 e 2012, por categoria de ingresso e área de conhecimento. Aplicou-se o método dos Mínimos Quadrados Ordinários para estimar o impacto de ser cotista sobre o coeficiente de rendimento em comparação aos estudantes não cotistas. Os resultados indicam diferenciais a favor dos estudantes não cotistas em quase todas as áreas de conhecimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Cláudia Malbouisson, UFBA

Professora Adjunto do Departamento de Economia

Área: Economia do Trabalho, Economia da Educação, Avaliação de Políticas Públicas, Microeconomia

Published

2017-06-01

How to Cite

DOS SANTOS, J. L.; MALBOUISSON, C.; DA SILVA, V. F.; CAVALCANTI, I. Cotas e Desempenho na Universidade Federal da Bahia: uma análise dos ingressantes de 2010 a 2012. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 31, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/REE-v31n1a2016-10. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/33166. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Artigos