O Subdesenvolvimento Furtadiano Revisitado na Quadra Histórica do Brasil Contemporâneo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v40nesp.maioa2025-78369

Palabras clave:

Desenvolvimento, Subdesenvolvimento, Celso Furtado

Resumen

Após a derrocada do desenvolvimentismo nos anos 1980 e o esvaziamento desse debate no Brasil, além dos retrocessos sociais verificados no país nas últimas três décadas, percebemos a importância de voltarmos a debater sobre o desenvolvimento no Brasil contemporâneo para o avanço da história do pensamento econômico brasileiro. O objetivo deste trabalho, portanto, é o de retomar o debate sobre o subdesenvolvimento brasileiro recolocando-o evidenciando o aspecto político, cultural e civilizatório, conforme as contribuições teóricas de Celso Furtado. Também se pretende, com este texto, incentivar a saída do atual estado de inércia do pensamento econômico brasileiro em relação ao seu principal fio condutor, o subdesenvolvimento.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Matheus Avila, UFU

    Mestre, Doutorando em Economia e bolsista CAPES pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal de Uberlândia (PPGE/UFU). Coordenador-geral da Associação de pós-graduandos da Universidade Federal de Uberlândia (APG/UFU) e Diretor de Extensão e Territórios da Associação Nacional de pós-graduandos (ANPG). 

  • Niemeyer Almeida Filho, UFU

    Professor voluntário no Instituto de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Uberlândia (IERI/UFU)

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

AVILA, Matheus; FILHO, Niemeyer Almeida. O Subdesenvolvimento Furtadiano Revisitado na Quadra Histórica do Brasil Contemporâneo. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 40, n. esp.maio, 2025. DOI: 10.14393/REE-v40nesp.maioa2025-78369. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/78369. Acesso em: 16 dec. 2025.