Progresso técnico, crescimento da firma e dinâmica industrial: uma proposta de integração da análise de Steindl com a microeconomia neoschumpeteriana
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-66695Palavras-chave:
Josef Steindl; economia neoschumpeteriana; progresso técnico; crescimento da firma; evolução industrial.Resumo
A finalidade deste trabalho é de propor um quadro conceitual que cumpra a função de articular os processos de crescimento da firma e evolução das estruturas industriais, tendo como pano de fundo o progresso técnico endógeno. Esse objetivo será comprido através da inspiração da análise de Steindl com a incorporação de alguns componentes analíticos da microeconomia neoschumpeteriana, quais sejam: (i) a caracterização da empresa como uma entidade que opera com base em rotinas operacionais e desenvolve capacitações, e (ii) os determinantes das decisões de inovar com base em regularidades da evolução tecnológica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.