Progresso técnico, crescimento da firma e dinâmica industrial: uma proposta de integração da análise de Steindl com a microeconomia neoschumpeteriana

Autores

  • Igor Kippe Rubinsztajn UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-66695

Palavras-chave:

Josef Steindl; economia neoschumpeteriana; progresso técnico; crescimento da firma; evolução industrial.

Resumo

A finalidade deste trabalho é de propor um quadro conceitual que cumpra a função de articular os processos de crescimento da firma e evolução das estruturas industriais, tendo como pano de fundo o progresso técnico endógeno. Esse objetivo será comprido através da inspiração da análise de Steindl com a incorporação de alguns componentes analíticos da microeconomia neoschumpeteriana, quais sejam: (i) a caracterização da empresa como uma entidade que opera com base em rotinas operacionais e desenvolve capacitações, e (ii) os determinantes das decisões de inovar com base em regularidades da evolução tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-08-18

Como Citar

KIPPE RUBINSZTAJN , I. Progresso técnico, crescimento da firma e dinâmica industrial: uma proposta de integração da análise de Steindl com a microeconomia neoschumpeteriana. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 37, n. esp.ago., 2022. DOI: 10.14393/REE-v37nesp.ago.a2022-66695. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/66695. Acesso em: 4 jan. 2025.