Remuneração dos professores do ensino básico nas regiões Sul e Sudeste: uma abordagem espacial

Autores

  • Felipe César Marques UEM
  • Ricardo da Silva Souza UENP
  • José Luiz Parré UEM

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v37n1a2022-55293

Resumo

Este estudo busca avaliar a remuneração docente do ensino básico nas regiões Sul e Sudeste do Brasil utilizando as ferramentas da econometria espacial, a partir de dados do Inep. Os resultados demonstram que a influência espacial é significativa tanto por meio da remuneração defasada no espaço quanto pelo efeito das variáveis independentes dos municípios vizinhos. Na análise espacial exploratória entre a remuneração docente e a qualidade da educação, os resultados não foram significativos.

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Publicado

2022-04-20

Como Citar

CÉSAR MARQUES, F.; DA SILVA SOUZA, R.; LUIZ PARRÉ, J. Remuneração dos professores do ensino básico nas regiões Sul e Sudeste: uma abordagem espacial. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 37, n. 1, 2022. DOI: 10.14393/REE-v37n1a2022-55293. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/55293. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos