A dinâmica populacional brasileira e o debate sobre as políticas públicas para o aproveitamento da janela de oportunidade demográfica

Autores

  • Rejane Inês Kieling FACOS/RS
  • Ricardo Dathein PPGE/UFRGS

Resumo

O objetivo do artigo é analisar a dinâmica populacional brasileira recente e suas projeções, incluindo a evidência da existência de um "bônus demográfico", e, a partir disto, examinar as opções de políticas econômicas e sociais necessárias para o melhor aproveitamento desta oportunidade. Para isto, são discutidos dois pontos essenciais para o sucesso de qualquer política que vise crescimento econômico sustentável: a dinâmica do mercado de trabalho e o sistema educacional do país. Considerando-se a realidade de desigualdade social e o fato de que as oportunidades demográficas se apresentam tão somente por este lado (da dinâmica da população), procura-se demonstrar a importância da inserção do componente populacional na agenda das políticas públicas como um fator que pode contribuir para o desenvolvimento econômico do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-24

Como Citar

KIELING, R. I.; DATHEIN, R. A dinâmica populacional brasileira e o debate sobre as políticas públicas para o aproveitamento da janela de oportunidade demográfica. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 24, n. 2, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/4571. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Artigos