O processo histórico de formação do sistema-mundo capitalista e a sua dinâmica: uma interpretação a partir de Braudel, Marx, Arrighi e Wallerstein
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-40899Resumo
Este artigo tem como objetivo construir, de forma sintética, uma interpretação acerca da formação do sistema-mundo capitalista com base nos principais conceitos teóricos de Fernand Braudel, Karl Marx, Giovanni Arrighi e Immanuel Wallerstein para uma compreensão geral desse complexo fenômeno. Braudel explica a formação do capitalismo mercantil na Europa apoiado nos conceitos de vida material, economia de mercado e capitalismo, com a ascensão da sociabilidade mercantil, elemento essencial da circulação capitalista. Marx, a partir do processo de acumulação primitiva, explica como se criam as condições para a produção capitalista em que se confrontam de um lado, o capitalista, detentor dos meios de produção; e de outro, o trabalhador assalariado. Por fim, buscamos em Braudel, Arrighi e Wallerstein uma compreensão da dinâmica global do sistema-mundo no modo de produção capitalista, com sua divisão hierárquica entre centro, periferia e semiperiferia, seus ciclos sistêmicos de acumulação e suas mudanças de centro hegemônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.