O princípio da demanda efetiva de Keynes como contra-ataque definitivo à Lei de Say dos economistas (neo)clássicos

Autores/as

  • André Cutrim Carvalho Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA); e, também, Professor Visitante do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). http://orcid.org/0000-0002-0936-9424
  • David Ferreira Carvalho Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v32n2a2018-9

Resumen

Na Teoria Geral, Keynes apresentou o seu entendimento sobre o Princípio da Demanda Efetiva. Para isso, ele desenvolveu uma nova taxonomia conceitual, o que trouxe dificuldades para a compreensão da nova mensagem contida na sua obra, sobretudo para aqueles economistas formados na tradição da ortodoxia (neo)clássica. Portanto, o objetivo fundamental do presente artigo é apresentar o Princípio da Demanda Efetiva de Keynes como contra-ataque definitivo à Lei de Say dos economistas (neo)clássicos. A verdadeira prova da validade da Teoria Geral não é a lógica nem os fatos, mas sim a utilidade da sua aplicação no mundo real em que vivemos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • André Cutrim Carvalho, Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia (PPGEDAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA); e, também, Professor Visitante do Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
    Doutor em Desenvolvimento Econômico e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
  • David Ferreira Carvalho, Docente da Faculdade de Ciências Econômicas (FACECON), vinculada ao Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), da Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Doutor e Pós-Doutor em Economia pelo Instituto de Economia (IE) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Publicado

2018-08-13

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

CARVALHO, André Cutrim; CARVALHO, David Ferreira. O princípio da demanda efetiva de Keynes como contra-ataque definitivo à Lei de Say dos economistas (neo)clássicos. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 32, n. 2, 2018. DOI: 10.14393/REE-v32n2a2018-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/38829. Acesso em: 23 dec. 2025.