Moeda indexada, indexação financeira e as peculiaridades da estabilidade monetária no Brasil
Resumo
O artigo discute a evolução do arcabouço institucional da moeda indexada e da indexação financeira no Brasil, apontando para as singularidades da estabilidade monetária no Brasil. A parcialidade do plano de estabilização monetária, decorrente da não supressão de um dos principais pilares de sustentação do regime de alta inflação, a saber, a indexação financeira, se por um lado se mostrou funcional ao propósito do estancamento do processo inflacionário, por outro contribuiu para tornar o sistema financeiro pouco funcional para o financiamento do desenvolvimento, além de provocar outras anomalias ocasionadas pela existência de um ativo capaz de conciliar altos graus de liquidez e rentabilidade.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-10-21
Como Citar
OLIVEIRA, G. C. Moeda indexada, indexação financeira e as peculiaridades da estabilidade monetária no Brasil. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 24, n. 2, 2011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3749. Acesso em: 8 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.