A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações

Autores

  • Géssica Mathias Diniz Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)
  • Solange Regina Marin Professora Adjunta do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
  • Paulo Ricardo Feistel Professor Adjunto do Departamento de Ciências Econômicas e do Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v32n1a2017-9

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar a contribuição da Abordagem das Capacitações para a análise do papel desempenhado pela educação na vida dos indivíduos. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos (liberdade instrumental), mas também desenvolve as habilidades de leitura, escrita, argumentação e compreensão, por exemplo, atuando como liberdade intrínseca (liberdade substantiva). A educação torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva). A Abordagem das Capacitações, assim, permite compreender que a educação é fundamental para o desenvolvimento da liberdade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Géssica Mathias Diniz, Doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)

Graduada em Ciências Econômicas e mestre em Economia e Desenvolvimento (PPGE&D) pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, doutoranda em Desenvolvimento Econômico pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Econômico (PPGDE/UFPR)

Downloads

Publicado

2018-03-12

Como Citar

DINIZ, G. M.; MARIN, S. R.; FEISTEL, P. R. A educação pela perspectiva da Abordagem das Capacitações. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 32, n. 1, 2018. DOI: 10.14393/REE-v32n1a2017-9. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/35907. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos