Identificação e análise espacial de concentração dos clusters produtivos dos setores de confecções e couro-calçadista na região Nordeste entre 1997 e 2012
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v31n2a2017-7Resumo
Este artigo utiliza a Análise Espacial de Concentração para a identificação e a análise da evolução dinâmica dos clusters produtivos nos setores de confecções e couro-calçadista dos municípios do Nordeste entre 1997 e 2012. Para isso, utiliza-se o uso do índice de Concentração Normalizado e a Análise Exploratória de Dados Espaciais. Os resultados encontrados sugerem que o setor de confecções apresenta concentração espacial dos clusters produtivos nos Estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. O setor de couros e calçados, por sua vez, apresenta maior concentração nos municípios do Estado do Ceará e da Bahia. Além disso, percebe-se transbordamento espacial dos clusters nos dois setores entre os municípios no período em estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.