Das urnas às ruas: uma análise comparada das políticas econômicas dos governos João Goulart e José Sarney sob a ótica da reputação política

Autores

  • Ivan Salomão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Rafael Moraes

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v31n1a2016-7

Resumo

Diante da similitude conjuntural em que os vice-presidentes João Goulart e José Sarney assumiram o poder, este trabalho tem por objetivo analisar a razão das divergências nas políticas econômicas adotadas nos respectivos momentos históricos. Advoga-se a hipótese de que a busca pela legitimidade de que ambos careciam foi instrumentalizada através de políticas antagônicas em função das disparidades das biografias políticas ostentadas por cada um dos políticos. A reputação política de Goulart não lhe permitia a adoção de medidas heterodoxas tais quais as levadas a cabo por Sarney para angariar o apoio popular que não obteve pelas urnas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-01

Como Citar

SALOMÃO, I.; MORAES, R. Das urnas às ruas: uma análise comparada das políticas econômicas dos governos João Goulart e José Sarney sob a ótica da reputação política. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 31, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/REE-v31n1a2016-7. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/33953. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos