Entrevista com o Professor Celso Furtado

Autores

  • Mário Theodoro IPEA

Resumo

A entrevista com o Professor Celso Furtado apresentada a seguir foi realizada em abril de 1996, em sua residência, em Paris. À época eu estava na França, escrevendo minha tese de Doutorado e, aproveitando a oportunidade, solicitei-lhe a realização de uma entrevista, no que fui prontamente atendido. Meu objetivo era ouvi-lo sobre a ação do Estado brasileiro no âmbito do planejamento econômico à luz da experiência da Sudene. Contudo, para minha satisfação, a conversa se estendeu, enveredando por temas e questões que em muito ultrapassavam meu objeto de pesquisa, privilegiando-me com uma aula de economia, mas também de Brasil, dessas aulas raras que se tem uma ou outra vez na vida. Uma aula sobre o meu país, focada sobretudo no Nordeste, onde, por adoção, tenho raízes muito fortes. O Professor Furtado falou então do Nordeste, seu Nordeste, essa mesma região que durante algum tempo me propus a estudar e que, em sua fala, se abria em uma roupagem diferente, muito mais rica em sua diversidade, muito mais interessante e complexa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mário Theodoro, IPEA

Possui graduaçãoo em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1984), mestrado em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e doutorado em Economia Sociologia e Polí­ticas Agrárias pela Universidade de Córdoba (1995) e Pós-doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Unicamp (2007). Atualmente é Professor Associado do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Pós graduação em Economia. Coordena o Grupo de Pesquisa do IE/UFU do Procad-CAPES IE-UFU/IE-Unicamp. Faz parte Programa de Pesquisador Mineiro da Fapemig (2007/2009). Tem experiência na

Downloads

Publicado

2009-11-11

Como Citar

THEODORO, M. Entrevista com o Professor Celso Furtado. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 22, n. 2, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/3248. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos