Os Impactos do Programa Municípios Verdes (PMV) no Controle do Desmatamento da Amazônia: uma análise usando propensity score matching

Autores

  • Peterson Felipe Arias Santos Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Alexandre Nunes de Almeida Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Luciana Pacheco Trindade Lacerda Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Samara Martins Silva Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Ricardo Alves Brito Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v30n2a2016-2

Resumo

Este trabalho tem por objetivo quantificar e analisar os impactos na redução do desmatamento nos municípios da Amazônia Legal participantes do programa estadual do Pará "Municípios Verdes" (PMV) entre 2010 e 2013 e compará-los àqueles que não participaram. Assim, aplicou-se o estimador diferença nas diferenças à metodologia de avaliação de tratamento médio sobre os tratados combinada com a técnica de Propensity Score Matching (PSM), que objetiva encontrar características comuns entre municípios, criando grupos de controle e de tratamento. Os resultados sugerem que participantes do programa não tem conseguido manter baixos níveis de desmatamento em relação aos não participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2016-09-20

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ARIAS SANTOS, Peterson Felipe; NUNES DE ALMEIDA, Alexandre; PACHECO TRINDADE LACERDA, Luciana; MARTINS SILVA, Samara; ALVES BRITO, Ricardo. Os Impactos do Programa Municípios Verdes (PMV) no Controle do Desmatamento da Amazônia: uma análise usando propensity score matching. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 30, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REE-v30n2a2016-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/29934. Acesso em: 10 jul. 2025.