Os Impactos do Programa Municípios Verdes (PMV) no Controle do Desmatamento da Amazônia: uma análise usando propensity score matching

Autores

  • Peterson Felipe Arias Santos Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Alexandre Nunes de Almeida Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Luciana Pacheco Trindade Lacerda Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Samara Martins Silva Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"
  • Ricardo Alves Brito Universidade de São Paulo - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v30n2a2016-2

Resumo

Este trabalho tem por objetivo quantificar e analisar os impactos na redução do desmatamento nos municípios da Amazônia Legal participantes do programa estadual do Pará "Municípios Verdes" (PMV) entre 2010 e 2013 e compará-los àqueles que não participaram. Assim, aplicou-se o estimador diferença nas diferenças à metodologia de avaliação de tratamento médio sobre os tratados combinada com a técnica de Propensity Score Matching (PSM), que objetiva encontrar características comuns entre municípios, criando grupos de controle e de tratamento. Os resultados sugerem que participantes do programa não tem conseguido manter baixos níveis de desmatamento em relação aos não participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-09-20

Como Citar

ARIAS SANTOS, P. F.; NUNES DE ALMEIDA, A.; PACHECO TRINDADE LACERDA, L.; MARTINS SILVA, S.; ALVES BRITO, R. Os Impactos do Programa Municípios Verdes (PMV) no Controle do Desmatamento da Amazônia: uma análise usando propensity score matching. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 30, n. 2, 2016. DOI: 10.14393/REE-v30n2a2016-2. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/29934. Acesso em: 3 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos