Análise da dinâmica e do desempenho da indústria sucroenergética nacional.

Autores

  • Sergio Louro Borges Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares
  • Michelle Moutinho Venâncio M.S. Economia Aplicada
  • Viviani Silva Lírio Dr. Economia Aplicada
  • Marcelo José Braga Dr. Economia Aplicada
  • Marília Fernandes Maciel Gomes Dra. Economia Aplicada

Resumo

O Brasil figura como um dos principais players no mercado sucroenergético internacional apesar das mudanças ocorridas no setor durante a década de 1990. Nesse contexto, o presente estudo analisou a dinâmica e o desempenho da indústria nacional, utilizando o modelo VAR. Os resultados indicaram que o mercado de açúcar é mais estável quando comparado ao de etanol, apesar deste ser mais dinâmico; também ratificaram a competitividade do Brasil em ambos e que a desregulamentação ocorrida na década de 1990 proporcionou maior instabilidade no setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Louro Borges, Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa, Doutorando em Administração (Finanças) pela Universidade Federal de Minas Gerais; com ênfase e atuação nas áreas de Economia Internacional, Microeconomia e Administração Financeira e Empresarial. Professor da Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Governador Valadares.

Downloads

Publicado

2014-05-15

Como Citar

BORGES, S. L.; VENÂNCIO, M. M.; LÍRIO, V. S.; BRAGA, M. J.; GOMES, M. F. M. Análise da dinâmica e do desempenho da indústria sucroenergética nacional. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 28, n. 1, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/26521. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos