Aspectos Teóricos e Empíricos do Modelo de Thirlwall: Uma relação com a Abordagem Estruturalista
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v29n2a2015-1Resumo
Oposto à ortodoxia, o Modelo de Thirlwall dá ênfase no comércio externo como determinante do crescimento econômico, usando como ferramenta as elasticidades-renda da demanda. A Abordagem Estruturalista, ao ressaltar a importância das estruturas produtivas, assemelha-se a este modelo. Assim, o artigo objetiva destacar os aspectos teóricos do Modelo de Thirlwall, bem como sua Abordagem Keynesiana, relacionando-o com a visão estruturalista. Além disso, comparam-se análises estruturalistas e pós-keynesianas (Thirlwall) acerca do comércio exterior brasileiro e suas respectivas orientações políticas. É possível concluir que as abordagens assemelham-se no diagnóstico de crescimento restrito, entretanto, diferem-se nas recomendações de estratégias de crescimento.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2015-11-27
Como Citar
REICHERT, H.; MARIN, S. R.; SANTOS, C. A. P. dos. Aspectos Teóricos e Empíricos do Modelo de Thirlwall: Uma relação com a Abordagem Estruturalista. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 29, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REE-v29n2a2015-1. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/25994. Acesso em: 3 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.