Inovações Institucionais no Financiamento à Agricultura Familiar: o Sistema Cresol
Resumo
O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF) permitiu que imensa quantidade de agricultores familiares tivesse, pela primeira vez, acesso a créditos bancários. Apesar disso, tanto o Governo Federal como os movimentos sociais convergem no reconhecimento de que o sistema bancário é hoje um obstáculo para que as metas definidas na política pública sejam atingidas e para que se expanda a base social do Programa. Construído a partir da experiência de crédito rotativo no Sul do País, o Sistema Cresol contribui para mostrar que recursos governamentais podem chegar a populações desprovidas de garantias e contrapartidas em proporção muito maior do que os bancos são capazes de propiciar. O texto discute algumas das questões teóricas envolvidas na montagem da rede de confiança em que o sistema Cresol se apóia. Expõe ainda os principais elementos empíricos que permitem compreender que não se trata de uma experiência siplesmente localizada e sim de uma iniciativa com amplo potencial de universalização.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-03
Como Citar
BITTENCOURT, G. A.; ABRAMOVAY, R. Inovações Institucionais no Financiamento à Agricultura Familiar: o Sistema Cresol. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 16, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/22344. Acesso em: 23 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.