Pluriatividade e Serviço Doméstico Remunerado
Resumo
O presente trabalho objetiva mostrar a importância que teve o trabalho doméstico remunerado para muitas famílias rurais residentes nas áreas rurais agropecuárias de todas as Grandes Regiões do Brasil, na década passada, em termos de composição da renda familiar e de ocupação dos membros das famílias. O serviço doméstico remunerado foi a ocupação que mais cresceu nas áreas rurais de todas as grandes Regiões do País, revelando a evolução da precarização da estrutura ocupacional no Brasil, nos anos 90. Buscamos mostrar que para muitas famílias rurais agrícolas - em todas as Grandes Regiões do país, especialmente na região Nordeste - a estratégia de diversificar suas atividades com o trabalho doméstico remunerado, tornando-as pluriativas, pode estar sendo um fator de preservação da exploração agrícola, além da manutenção destas famílias no campo, evitando a migração rural-urbana.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2013-04-03
Como Citar
NASCIMENTO, C. A. do. Pluriatividade e Serviço Doméstico Remunerado. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 16, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/22339. Acesso em: 27 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.