O COMÉRCIO EXTERIOR DOS PAÍSES SUL-AMERICANOS: UMA INVESTIGAÇÃO 20 ANOS APÓS O CONSENSO DE WASHINGTON

Autores

  • Tomás Amaral Torezani PPGE/UFRGS, bolsista da Capes.
  • Denise Piper PPGE/UFRGS, bolsista do CNPq

Resumo

Este artigo objetiva analisar as características do comércio internacional dos doze países sul-americanos no período 1990-2010. São expostos seus coeficientes de abertura e suas razões de concentração (CR4 e CR10), com o intuito de examinar em que intensidade esses países implementaram o receituário do Consenso de Washington e se abriram ao comércio exterior, bem como verificar se suas pautas de exportação apresentaram elevado grau de concentração. A tendência observada é de elevação tanto dos coeficientes de abertura quanto das razões de concentração, implicando que, no período recente, além de se exporem mais ao comércio exterior, esses países apresentam elevada dependência com relação a uma reduzida gama de produtos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomás Amaral Torezani, PPGE/UFRGS, bolsista da Capes.

Doutorando em Economia pelo PPGE/UFRGS; Mestre em Teoria Econômica pelo PCE/UEM; Bacharel em Ciências Econômicas pela UFES.

Downloads

Publicado

2013-10-15

Como Citar

TOREZANI, T. A.; PIPER, D. O COMÉRCIO EXTERIOR DOS PAÍSES SUL-AMERICANOS: UMA INVESTIGAÇÃO 20 ANOS APÓS O CONSENSO DE WASHINGTON. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 27, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/22270. Acesso em: 15 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos