A utilização dos instrumentos de política ambiental para a preservação do meio ambiente: o caso dos Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PSE)

Autores

  • Daniel Caixeta Andrade Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria do Carmo Ramos Fasiaben Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Resumo

Considerando a dependência humana em relação aos serviços ecossistêmicos, a tônica do debate ambiental tem se voltado para políticas de preservação dos recursos provenientes do capital natural e dos seus serviços. Dada a recente popularidade das políticas de Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PSE), este trabalho procurou apresentar alguns pontos importantes na discussão sobre este tipo de política. Além da definição e dos propósitos de tal política, o trabalho também realçou alguns aspectos importantes, como a questão da definição dos agentes participantes do mercado, a natureza do(s) serviço(s) transacionado(s), o valor das compensações, bem como problemas de ordem institucional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Daniel Caixeta Andrade, Universidade Federal de Uberlândia
    Professor do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia. E-mail: caixetaandrade@ie.ufu.br
  • Maria do Carmo Ramos Fasiaben, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
    Pesquisadora da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). E-mail: fasiaben@sede.embrapa.br

Downloads

Publicado

2010-04-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

ANDRADE, Daniel Caixeta; FASIABEN, Maria do Carmo Ramos. A utilização dos instrumentos de política ambiental para a preservação do meio ambiente: o caso dos Pagamentos por Serviços Ecossistêmicos (PSE). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 24, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/2223. Acesso em: 25 abr. 2025.