A reinvenção de Malthus no renascimento do ambientalismo

Autores

  • Rosana Icassatti Corazza Faculdades de Campinas
  • Telma Araújo Faculdades de Campinas

Resumo

Este artigo apresenta uma caracterização de contribuições específicas de obras de autores selecionados, todas elas representantes do chamado "renascimento do ambientalismoâ€?, no final dos anos 1960 e início dos anos 70, como casos privilegiados de retomada da tese malthusiana. São analisados: a) as formas de tratamento dos problemas ambientais em questão; b) os meios propostos para sua solução; e c) a "tradição de pensamentoâ€? recuperada pelos principais debatedores. Finalmente, também são abordadas as principais críticas à tese neo-malthusiana que deram substância ao debate à época.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Icassatti Corazza, Faculdades de Campinas

Economista (IE, Unicamp). Mestre e Doutora em Política Científica e Tecnológica (DPCT, IG, Unicamp). Pesquisadora do GEOPI (Unicamp), entre 1995 e 2001. Professora das Faculdades de Campinas desde 2001. Professora Visitante do Departamento de Política Científica e Tecnológica (IG, Unicamp).

Telma Araújo, Faculdades de Campinas

Economista (Faculdades de Campinas).

Downloads

Publicado

2010-04-12

Como Citar

CORAZZA, R. I.; ARAÚJO, T. A reinvenção de Malthus no renascimento do ambientalismo. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 24, n. 1, 2010. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/2130. Acesso em: 8 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos