Diplomacia econômica da China na Ãfrica: o petróleo de Angola
Resumo
A presença da China na Ãfrica é muito intensa e cresce continuamente. O trabalho analisa um dos casos mais expressivos, o relacionamento econômico bilateral com Angola, baseado fortemente na troca de petróleo por infraestrutura e projetos diversos que visam reconstruir e desenvolver o país africano, afetado até poucos anos atrás por uma guerra civil devastadora. As relações sino-angolanas serão descritas desde seu início, com as primeiras reuniões e comitês bilaterais, destacando os acordos em relação ao petróleo e os investimentos diretos da China no país. O trabalho define as relações sino-angolanas como um caso de diplomacia econômica e procura caracterizar a atuação dos principais atores envolvidos dos dois lados. A análise permite avançar na compreensão das perspectivas abertas para as relações entre os dois países e para as relações entre a China e países com forte dotação de recursos naturais, em especial petróleo, minérios e alimentos na Ãfrica, nas quais a chamada diplomacia do petróleo continuará sendo um ponto central.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-05
Como Citar
DE OLIVEIRA, M. S.; DE CARVALHO, C. E. F.; MARRA, A. T.; DE PAIVA, J. K. Diplomacia econômica da China na Ãfrica: o petróleo de Angola. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17907. Acesso em: 26 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.