Impactos da Crise do Subprime nos Setores Automobilístico e da Construção Civil do Brasil: Uma Análise Empírica a Partir de Vetores Auto-Regressivos (2003-2009)
Resumo
A crise mundial do subprime, amplamente discutida na literatura, comprometeu o potencial de crescimento de vários setores, em função da dependência de alguns destes em relação ao setor bancário. O objetivo deste trabalho é avaliar empiricamente os impactos dessa crise financeira mundial nos setores automobilístico e da construção civil da economia brasileira no período de 2003-2009. Para tanto, desenvolve-se uma análise de Vetores Auto-Regressivos (VAR). Os resultados demonstraram que os setores em consideração sofreram num primeiro momento com crise do subprime, mas esta foi rapidamente superada, haja vista que seis meses após sua deflagração, estes setores já retomavam o ritmo de produção e vendas do período pré-crise. Entretanto, a análise econométrica demonstrou também que as políticas econômicas poderiam ser mais eficazes se houvesse um planejamento e monitoramento mais adequado dessas políticas, notadamente, aquelas destinadas a estimular a demanda agregada via aumento do crédito bancário.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-04
Como Citar
FERREIRA, L. M.; SILVA, G. J. C. da. Impactos da Crise do Subprime nos Setores Automobilístico e da Construção Civil do Brasil: Uma Análise Empírica a Partir de Vetores Auto-Regressivos (2003-2009). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17781. Acesso em: 8 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.