Impactos da Crise do Subprime nos Setores Automobilístico e da Construção Civil do Brasil: Uma Análise Empírica a Partir de Vetores Auto-Regressivos (2003-2009)

Autores

  • Lucas Machado Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Jonas Costa da Silva Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

A crise mundial do subprime, amplamente discutida na literatura, comprometeu o potencial de crescimento de vários setores, em função da dependência de alguns destes em relação ao setor bancário. O objetivo deste trabalho é avaliar empiricamente os impactos dessa crise financeira mundial nos setores automobilístico e da construção civil da economia brasileira no período de 2003-2009. Para tanto, desenvolve-se uma análise de Vetores Auto-Regressivos (VAR). Os resultados demonstraram que os setores em consideração sofreram num primeiro momento com crise do subprime, mas esta foi rapidamente superada, haja vista que seis meses após sua deflagração, estes setores já retomavam o ritmo de produção e vendas do período pré-crise. Entretanto, a análise econométrica demonstrou também que as políticas econômicas poderiam ser mais eficazes se houvesse um planejamento e monitoramento mais adequado dessas políticas, notadamente, aquelas destinadas a estimular a demanda agregada via aumento do crédito bancário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Machado Ferreira, Universidade Federal de Uberlândia

Graduando em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Guilherme Jonas Costa da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais e Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2013-04-04

Como Citar

FERREIRA, L. M.; SILVA, G. J. C. da. Impactos da Crise do Subprime nos Setores Automobilístico e da Construção Civil do Brasil: Uma Análise Empírica a Partir de Vetores Auto-Regressivos (2003-2009). Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17781. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos