FORMAÇÃO ECONÔMICA DO RIO GRANDE DO SUL: o surgimento do empresário schumpeteriano gaúcho
Resumo
Os estudos sobre a origem do empresário no Brasil tendem a igualar os processos das demais regiões ao modo como este ocorreu em São Paulo. Entretanto, o contexto institucional presente nas demais regiões denota particularidades fundamentais ao entendimento da gênese do "espírito capitalista" nacional. O empresário gaúcho advém do processo de imigração alemã, majoritariamente com capitalização oriunda da atividade comercial. São instituições importantes a incorporação dos ideais positivistas e do federalismo, que possibilitaram uma maior participação na política e na economia do setor industrial frente a atividade econômica tradicional, e a busca de superação de situações adversas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-04-04
Como Citar
COSTA, A. FORMAÇÃO ECONÔMICA DO RIO GRANDE DO SUL: o surgimento do empresário schumpeteriano gaúcho. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17716. Acesso em: 26 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.