O Fenômeno da Desindustrialização: uma análise do caso brasileiro na década de 2000

Autores

  • Renato Nataniel Wasques FANP - Faculdade do Noroeste Paranaense Faculdade Alvorada

Resumo

Esse artigo pretende investigar a ocorrência (ou não) do fenômeno da desindustrialização na economia brasileira no decorrer da primeira década do século XXI, considerando o conceito de desindustrialização à luz da Teoria Econômica. Deste modo, analisam-se os dados referentes à participação do emprego industrial e do valor adicionado pela indústria de transformação brasileira no emprego total e no Produto Interno Bruto (PIB), respectivamente. Além disso, apresentam-se os dados referentes à estrutura interna da indústria brasileira. Conclui-se que a economia brasileira se desindustrializou no período 2000-2010.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Nataniel Wasques, FANP - Faculdade do Noroeste Paranaense Faculdade Alvorada

Possui graduação em Economia pela Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (2009) e mestrado em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é professor da Faculdade Alvorada e professor da Faculdade do Noroeste Paranaense, atuando principalmente nas seguintes áreas: Introdução à Economia, Economia Brasileira Contemporânea e Estatística.

Downloads

Publicado

2013-04-04

Como Citar

WASQUES, R. N. O Fenômeno da Desindustrialização: uma análise do caso brasileiro na década de 2000. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 26, n. 1, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/17366. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos