Agricultura, concentração no setor da comercialização e novos espaços para a distribuição de produtos frescos
Resumo
RESUMO: O artigo analisa o desenvolvimento da produção e distribuição de alimentos no Brasil dentro do contexto de uma nova dinâmica estabelecida pela introdução de inovações nos sistemas de aprovisionamento e logística. Esse movimento, ocorrido ao longo dos últimos 15 anos, levou a uma intensa concentração nos principais ramos da indústria e do varejo. Essa concentração foi intensificada pela entrada de novos players no mercado em decorrência da expansão dos investimentos das multinacionais na América Latina. A concentração e a internacionalização das cadeias de supermercados no Brasil é irmã gêmea de um processo similar observado na indústria de alimentos brasileira. O fato é que em um curto espaço de tempo, tendo como base o seu poder de mercado, os supermercados passaram a coordenar um sistema de distribuição segmentado e produtos diferenciados com eficiência e economia de custos. O artigo examina a área de alimentos frescos que é justamente aquela em que o supermercado brasileiro compete mais diretamente com as feiras livres. Nesse campo, a grande distribuição logrou desenvolver interessantes programas de qualidade junto a produtores familiares. Em um dos casos analisados, verificou-se que com a ajuda do poder público, esses produtores estão sendo capacitados para produzirem especialidades e itens diferenciados a custos extremamente competitivos, o que tem influenciado todos os demais elos da cadeia a assumir novos padrões. PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar. Supermercados. Distribuição de alimentos. Agriculture, concentration in the comercialiazation sector and new spaces to distribution of fresh food products KEYWORDS: Familiar agriculture. Supermarkets. Distribution of fresh food.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-02-20
Como Citar
BELIK, W. Agricultura, concentração no setor da comercialização e novos espaços para a distribuição de produtos frescos. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 22, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1573. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.