Política Monetária no Brasil: os desafios do regime de metas de inflação*
Resumo
Política Monetária no Brasil: os desafios do regime de metas de inflação Resumo: Passados mais de cinco anos do regime brasileiro de metas de inflação, há de se começar a tirar lições teóricas e empíricas do mesmo. Nestes anos, a economia brasileira passou por períodos variados de turbulência e calmaria, colocando, por vezes, o regime em xeque. Este artigo tem um duplo objetivo. Primeiramente, reportaremos a performance do regime brasileiro de metas de inflação desde sua implementação até o final de 2005. Em segundo lugar, analisaremos tópicos importantes referentes ao mesmo, explicitando nossas preocupações com o rumo da condução de política monetária do país. Entre outros pontos, argumentaremos que há vícios de origem inerentes à formatação das metas inflacionárias no Brasil que ainda não foram devidamente abordados pelas autoridades monetárias constituídas. O resultado é a busca de credibilidade e de uma imediata conversão da taxa de inflação à meta estabelecida, às custas de elevadas taxas de juros. Em termos sociais, os efeitos negativos também não são negligenciáveis, principalmente no tocante a temas como nível de desemprego e crescimento econômico. Palavras-Chave: Política Monetária, Metas de Inflação, Conjuntura Econômica. Códigos JEL: E52, E42, C32. Monetary Policy in Brazil: the challenges of the inflation targeting regime Key Words: Monetary Policy, Inflation Targeting, Brazilian Economy. JEL Codes: E52, E42, C32.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-01-15
Como Citar
GOMES, C.; AIDAR, O. Política Monetária no Brasil: os desafios do regime de metas de inflação*. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 20, n. 1, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/1548. Acesso em: 16 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.